Empires of the Deep: o fracasso de um filme e a originalidade das sereias

Fan Made PosterO filme Empire of the Depp é uma aventura submarina de fantasia, que utiliza os mais novos efeitos de CGI para moldar e criar um novo mundo subaquático, habitado por sereias, gigantes e dezenas de diferentes reinos submarinos e raças, cada um com seus próprio traços culturais. O protagonista do filme é um jovem com um poder oculto, que busca a misteriosa sereia Aka, cujo encontro desencadeia uma série de eventos inesquecíveis que abalam o mundo das sereias e seus fundamentos. O filme explora as característias misteriosas e aparentemente bizarra das sereias, retratando o perigo de sua beleza e como o amor pode ser fascinante e mortal.

Lançado como “Avatar” chinês, o filme supostamente seria o lançamento da China na produção “blockbuster”. Financiado por homem chamado Jon Jian, um magnata imobiliário, o filme foi anunciado como um filme de fantasia grega sob o mar, com sereias graciosas, guerreiros montados em caranguejos gigantes e peixes enormes, usados como submarinhos. O filme foi anunciado em 2009, e o script passou por mais de 40 revisões e pelas mãos de mais de 10 roteiristas de Holywood.

A idéia é que as cenas subáquticas fossem impressionar o público jovem. Custando nada mais nada menos do que 100 milhões, o filme esteve em produção desde 2010, mas até hoje não foi lançado por causa da péssima recepção do público, com efeitos especiais chamados de “péssimos” e “trajes miseráveis”, com atores parecendo “perdidos e ridículos”. Atualmente, não existe data de lançamento e o filme simplesmente sumiu do mapa: o site oficial está em branco. Qualquer uma das empresas ou sites envolvidos não respondem nada que tenha a ver com o filme. Como dizem em vátios sites, é como se todos tivessem feito as malas e idem embora. É possível que o filme tenha literalmente parado em algum momento durante a pós-produção, devido ao mal recebimento do público. No entanto, é possível explorar as originais sereias produzidas a partir de imagens promocionais, dos bastidores e do único trailer lançado.

EMPIRENa minha opinião, a representação das sereia são muito boas, embora em nenhum momento das cenas publicadas seja possível ver a sua  cauda: nos poucos segundos vistos, em uma cena de batalha, é possível quer que a cauda, assim como o corpo, foi criado totalmente por efeitos especiais. As poucas sereias que aparecem interpretadas por atrizes reais (apenas 15), têm pernas e uma espécie de barbatana de raia, o que na minha opinião deu um toque muito original. Isso sem contar que essa é uma das poucas sereias que não tem uma espessa cabeleira: todas com tons pastéis, seus cabelos foram transformados em poucas mechas grossas e coloridas. Além disso, as sereias não tem orelha: em uma imagem em alta definição, é possível que a orelha da atriz foi colocada para trás com uma concha cobrindo a metade.

Assim como as outras sereias tradicionais, os seios são tampados com conchas, mas é notável que os produtores usaram uma espécie de linho cor-de-pele, de modo que em certas cenas acho que será possível ver apenas as conchas.

Clique em “Ler Mais” para ver 27 fotos:

EMPIRE (3) Empire (10) Empire (5)
 EMPIRE (8)  EMPIRE (10) Empire (3)
 EMPIRE (5)
EMPIRE (6)
Empire (1)
 Empire (4) Empire (6) Empire (11)
 Empire (1) Empire (12) empire
 Empire (2) Empire (7)
Empire (9)
 empire-1 empire-2 empire-4
 Empire (8) empire Empire (2)
 empire (1) empire (2) empire (3)

Bibliografia:
Empires of the Deep Set Photos“. Acesso em 26 de Julho de 2014.
Empires of the Deep“. Acesso em 26 de Julho de 2014.
Empires of the Deep Set Photos Online“. Acesso em 26 de Julho de 2014.
First trailer for $130M disaster ‘Empires of the Deep‘”. Acesso em 26 de Julho de 2014.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s