A obscura sereia de Lost Girl [2014]

lostHá uma abundância de criaturas em Lost Girl, um programa de TV de drama canadense que estreou em 2010. A personagem principal é Bo, uma súcubo que está descobrindo seu papel no mundo entre a luz e a escuridão, e ao longo do caminho ela e seus amigos investigam casos que envolvem criaturas sobrenaturais. O episódio “Waves”, da quarta temporada, que foi ao ar no dia 19 de Janeiro de 2014, introduz as sereias à mitologia sobrenatural da série.

Neste episódio, uma executiva chamada Diana está nadando quando é atacada por uma criatura que lhe corta as pernas. Diana vai a agência dos detetives para ajudar, e com Bo envolvida em outro caso, seus amigos Kenzi, Dyson e Lauren pegam o caso.

Kenzi e Dyson se disfarçam para entrar no prédio de escritórios, onde eles descobrem um laboratório com assustadores tanques que contêm pernas, e cujo chefe, Darren, costumava ser um tritão. Darrem obteve um “doador” de pernas (que agora trabalha como seu assistente) e teve as pernas humanas enxertadas para que pudesse viver entre os humanos. Ele acredita que a irmã dele, sereia, pretende matá-lo.

lost girl (1)As sereias desse universão são criaturas ferozes, não se enganem. Dyson está ciente dos perigos, mas Kenzi, está preso na idéia da cultura pop de sereias como seres fantástico que penteiam seu cabelo com garfos. Há uma cena curiosa quando Kenzi encontra Darren e ele explica como obteve as pernas, onde Kenzi diz “Você queria estar onde as pessoas estão”, uma das músicas cantadas no clássico da Disney “A Pequena Sereia”. Eles descobrem então que a sereia entrou na piscina rastejando pelos dutos do prédio.

Lauren atua como isca na mesma piscina para atrair a sereia, que se chama Dominique. Ela está presa, e explica que sereias são dotadas de pernas mágicas por um ano para explorar a terra, mas devem voltar ao mar depois. Ela também explica que ao chorar suas lágrimas se transformar em pérolas de sal, e uma vez que ela chora dezoito pérolas, ficam autorizados a tirar uma vida. Mas ela não quer a vida de Darren – ela só quer punir Diana, que vemos que é sua irmã e também uma ex-sereia, que prometeu encontrar Darren, mas também não quis voltar para o mar. Revela-se então que Dominique estava irritada com Dyson e Diana por tê-la deixado para trás, no mar, enquanto ambos viviam juntos na terra. “Você tem alguma idéia do que é a sensação de ser ignorado…excluído por alguém que você ama?”, pergunta a sereia.

Existe uma cena de conflito, onde eles são salvos por um pensamento de Lauren: na série, sereias são mortalmente alérgicos a água da torneira.

Emily Andras, produtora executiva da série, disse que ficou nervosa e ansiosa com o episódio, fazendo-a a acreditar em contos de fada novamente.

lost girl (1)A coisa sobre sereias é que estamos sempre procurando fazer as criaturas mitológicas de uma forma que não seja óbvio. Então pensamos: “Não seria engraçado se as sereias fossem como vacas loucas do mar?”

A produtora continua que eles não haviam proposto que todas as sereias da série fossem louras estereotipadas, mas uma vez que os três deveríam ser irmãos, eles deveriam pelo menos combinar um pouco. Infelizmente, não há cenas subaquáticas, mas a mitologia é interessante por ser tão obscura. As sereias são todas muito bonitas (assim como a maioria dos atores) e, apesar da cauda de Dominique não entrar em ação, é possível ver que ela é musculosa, ao invés da sólida e pesada geralmente usada em filmes e séries.

Bibliografia:
Lost Girl’s mermaids prove it’s not better down where it’s wetter. Acesso em 22 de Julho de 2014.
Lost Girl. Acesso em 22 de Julho de 2014.
Lost Girl 410 Q&A w/Exec Prod Emily Andras“. Acesso em 22 de Julho de 2014.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s