As familiares sereias de Grimm [2013]

grimm“One Night Stand” é o 4º Episódio da 3ª Temporada da série Grimm e foi ao ar no dia 15 de novembro de 2013. Grimm é uma série de fantasia dramática que estreou em 2011, e seu roteiro é sobre policiais com casos que parecem muito com os contos de fadas clássicos. A coleção dos contos dos irmãos Grimm foi o ponto óbvio de partida, mas a série foi expandido para incluir outras histórias, como a “Pequena Sereia”.

No episódio, dois jovens, Jake e Dan, estão no rio com duas meninas que acabaram de conhecer: Sarah e Ana. Essas duas meninas são irmãs, e suas amizade com os garotos está sendo observada por Elly, uma terceira irmã, que é surda. Sarah vê Elly nos arbustos e fala para que ficar longe, mas Elly está chateada: porque sua irmã escolheu ficar com Jake, quem Elly estava apaixonada?

Os dois casais entram no rio e as coisas esquentam. Em seguida, os dois são arrastados para debaixo da água, embora Jake sobrevive e seja arrastado para a praia por Elly. Ele vê um vislumbre de sua salvadora antes que ela fuja. Os heróias da série, em seguida, entram em cena, investigando o que aconteceu com Jake e seu amigo, e seguem a pista de que Elly roubou o celular de Jane para admirar suas fotos.

As náiades, ou ninfas da água que aparecem nesse episódio não têm caudas com as outras sereias da cultura pop, mas sua aparência está diretamente inspirada na história de Hsn Christian Anderson: “cada vez mais ela amava os seres humanos e desejava que pudesse deixar o mar e viver entre eles.”

Grimm - Season 3Eles acabam encontrando a residência Mahario, onde encontram Anna, Sarah e o pai das meninas, Abel, e dois de seus vizinhos, Dominic e Jesse. Apesar dos protestos do pai, as meninas são levadas em custódia. Depois, Abel deduz que foram Dominic e Jesse que mataram os humanos, e perguntam por que eles atacaram Dan e Jake. Eles lhe dizem que Abel esqueceu de onde veio e Abel zomba sobre o mundo e as tradições de 200 anos atrás. Dominic e Jesse dizem então a Abel que Elly deve ser morta, de acordo com a tradição, por ter salvo um humano.

Na delegacia, Sarah e Anna foram interrogadas, mas elas não dizem nada. Elas são levadas para celas, onde correm o risco de secar, pois só podem ficar um dia fora da água. Abel, em seguida, diz que foi ele o autor do crime, para salvar suas filhas.

No apartamento de Jake, Elly se aproxima de Jake e leva-o para piscina para lhe mostrar suas habilidades de natação, assim como sua aparência e sereia. Jake é então nocauteado por Dominic e Jesse, e os dois sequestram Elly à distância. Ameaçadas, Sarah e Anna contam aos Grimm que Dominic e Jesse foram os assassinos, e não Abel.

Domonic e Jesse tentam cortar as barbatanas de Elly. Com a chegada dos Grimm, Elly é nocauteada e jogada debaixo da água com uma âncora amarrada com ela. Os quatro homens lutam, e depois Elly é resgatada.

 naid (1) naid (1) naid (2)
naid (3) naid (4)  naid (2)

diario (2)Na série, as sereias tem uma fina pele entre seus dedos das mãos e dos pés, parecido com as do pato. Guelras crescem nas laterais de seus pescoços, e barbatanas e guelrastem uma iridescência azul ao longo das bordas. Seus olhos também são da cor azul elético. Os do sexo masculinho também tem barbatanas e guelras, mas seus olhos são alaranjados ou amarelos, e seu corpo não tem nenhum tom de cor; eles também tem dentes afiados. Ao invés de caudas, as sereias simplesmente mantêm suas pernas juntas, de modo que seus membros se assemelham a uma barbatana que a permite nadar através da água tão rápido quanto um peixe.

As sereias devem vivem perto de água, pois sofrem de uma condição que impede que suas glândula sudoríparas produzam um óleo que mantem a umidade da pele, resultando em uma desidratação extremamente rápida. As sereias do sexo feminino concebem e dão à luz na água.

Como é possível notar na história do episódio, as sereias são extremamente protetoras e leais às suas famílias. Vários morreram de desidratação, ao invés de entregar seus amigos. A sociedade das sereias, no pasado, pode ter sido pratriarcal, e algumas famílias, que ainda mantêm as velhas tradições, vivem em áreas mais isoladas. Essas tradições incluem o corte de fêmeas quando elas quebram suas leis. A ato de corte se traduz em cortar as barbatanas e as finas peles entre as linhas dos dedos, que retiram a capacidade do indivíduo de nadar em incrível velocidade.

diario (1)Desde que tritões nascem estéreis, as sereias devem-se reproduzir com outros homens – humanos, eu suponho – a fim de continuar a espécie. É algo que as mulheres sereias não ficam felizes, mas têm de fazer por dever a fim de prolongar sua espécie. Devido a isso, os machos tritões têm de educar uma criança que não é sua, o que o, principalmente os mais tradicionais, não ficam felizes em fazer. Isso resulta em uma tradição em que os tritões geralmente matam os homens com que as sereias dormem. Isso é menos frequente agora, pois umas sereias consideram essa tradição como uma vingança sobre as frustrações dos machos. Elas praticam casamentos arranjados para garantir a continuação de sua espécie.

É possível ler no diário dos Grimm uma história sobre uma sereia no navio mercante Doddington:

Um estranho evento está à bordo do navio mercante Doddington – Jory, nosso terceiro companheiro, desapareceu durante a noite. O resto da tripulação cresce supersticiosa. Recentemente, Jory tinha tomado uma fixação sobre uma mulher bonita que nadava ao lado de nosso navio como um peixe. Eu decidi ficar de olho no homem e rodeamos o navio para ver se existia alguma verdade nesses rumores. Acontece que Jory não era louco. Eu vi a criatura que é conhecia entre os meus como Naiad. diarioDepois de capturá-la em uma rede, eu fui capaz de transportar a criatura a bordo, onde ela vestiu sua forma humana. Eu a achei fascinante e a manti escondida do capitão e da tripulação.
Depois de algumas horas a bordo, a pele da mulher começou a secar e descascar. Ela implorou que a devolvesse ao mar, mas estou determinado a saber sobre Jory. Eu perguntei-lhe sobre o desaparecimento, mas ela se recusa a trair qualquer segredo sobre sua espécie e só pede para ser deixada para trás na água.

16 de Julho de 1755

Ao nascer do sol, esta manhã, a criatura morreu do que eu assumi ser uma grave desidratação. Receio que os segredos que a Naiad estava mantendo morreram com ela.

Bibliografia:
Grimm“. Acesso em 22 de Julho de 2014.
Naiad“. Acesso em 22 de Julho de 2014.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s